POST ÚTILPequenas senhas, grandes problemas
Destinadas a não receber a importância merecida, as senhas para acesso a computadores, agendas eletrônicas, PDAs, contas, cartões bancários e outros, podem, de certa forma, ser comparadas com as chaves que as pessoas possuem para abrir seus escritórios, apartamentos, casas, gavetas e cofres.
No "mundo físico", uma série de precauções são tomadas para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a bens e ativos valiosos. São usadas trancas extras em portas, reforços em janelas e não é costumeiro que chaves sejam entregues ou compartilhadas com desconhecidos. Além disso, é raro que se veja alguém carregando uma chave com uma etiqueta pendurada que diga "esta chave abre o apartamento no endereço tal".
Estranhamente, as pessoas parecem não ter o mesmo cuidado com as suas chaves no mundo digital. Compartilham-nas, pedem ajuda a estranhos, não reforçam suas senhas, e, muitas vezes colam pedaços de papel em cartões magnéticos com as senhas escritas. Estas pessoas se esquecem que, ao perderem estes cartões, estão entregando a chave com o endereço junto.
As senhas são importantíssimas. Em muitos casos são a única coisa que separa uma pessoa não autorizada de algo que possui muito valor: a informação alheia. Sendo assim, existem alguns cuidados que devem ser considerados na hora de lidar com as senhas.
Conheça algumas precauções que devem ser tomadas no mundo digital:
1 - Não compartilhe suas senhas. São individuais e você ainda pode ser responsabilizado pelo mau uso;
2 - Crie senhas que sejam fáceis de lembrar mas difíceis de adivinhar;
3 - Evite escrever suas senhas em papel;
4 - Troque suas senhas regularmente. Troque-as também sempre que desconfiar que possam estar comprometidas. Não reutilize senhas antigas;
5 - Não grave suas senhas para que possam ser automaticamente utilizadas por programas de computador;
6 - Caso seja fornecida uma senha a você, troque-a assim que possível;
7 - Use senhas grandes. Misture caracteres especiais, letras e números;
8 - Não compartilhe suas senhas.
Vale lembrar, entretanto, que ter cuidados apenas com as senhas não é suficiente para se proteger. A segurança da informação é um processo mais abrangente e medidas adicionais como o uso de antivírus, firewall pessoal, backup etc também são importantes para a diminuição dos riscos digitais.
Finalmente, quanto ao uso das senhas, lembre-se do velho dito popular: "segredo bem guardado é segredo de um só".
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ColunistaLista.aspx
Sexta-feira, 17 setembro de 2004 - 17:00
Por Luis Rabello