<body leftmargin="0" topmargin="0" marginwidth="0" marginheight="0"><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d8817177\x26blogName\x3dJardim+da+Mel+%26+Nani\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jardimdamel.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jardimdamel.blogspot.com/\x26vt\x3d7089168054284484688', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quarta-feira, outubro 26, 2005
POST ÚTIL


Pequenas senhas, grandes problemas


Destinadas a não receber a importância merecida, as senhas para acesso a computadores, agendas eletrônicas, PDAs, contas, cartões bancários e outros, podem, de certa forma, ser comparadas com as chaves que as pessoas possuem para abrir seus escritórios, apartamentos, casas, gavetas e cofres.
No "mundo físico", uma série de precauções são tomadas para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso a bens e ativos valiosos. São usadas trancas extras em portas, reforços em janelas e não é costumeiro que chaves sejam entregues ou compartilhadas com desconhecidos. Além disso, é raro que se veja alguém carregando uma chave com uma etiqueta pendurada que diga "esta chave abre o apartamento no endereço tal".
Estranhamente, as pessoas parecem não ter o mesmo cuidado com as suas chaves no mundo digital. Compartilham-nas, pedem ajuda a estranhos, não reforçam suas senhas, e, muitas vezes colam pedaços de papel em cartões magnéticos com as senhas escritas. Estas pessoas se esquecem que, ao perderem estes cartões, estão entregando a chave com o endereço junto.
As senhas são importantíssimas. Em muitos casos são a única coisa que separa uma pessoa não autorizada de algo que possui muito valor: a informação alheia. Sendo assim, existem alguns cuidados que devem ser considerados na hora de lidar com as senhas.


Conheça algumas precauções que devem ser tomadas no mundo digital:


1 - Não compartilhe suas senhas. São individuais e você ainda pode ser responsabilizado pelo mau uso;
2 - Crie senhas que sejam fáceis de lembrar mas difíceis de adivinhar;
3 - Evite escrever suas senhas em papel;
4 - Troque suas senhas regularmente. Troque-as também sempre que desconfiar que possam estar comprometidas. Não reutilize senhas antigas;
5 - Não grave suas senhas para que possam ser automaticamente utilizadas por programas de computador;
6 - Caso seja fornecida uma senha a você, troque-a assim que possível;
7 - Use senhas grandes. Misture caracteres especiais, letras e números;
8 - Não compartilhe suas senhas.


Vale lembrar, entretanto, que ter cuidados apenas com as senhas não é suficiente para se proteger. A segurança da informação é um processo mais abrangente e medidas adicionais como o uso de antivírus, firewall pessoal, backup etc também são importantes para a diminuição dos riscos digitais.
Finalmente, quanto ao uso das senhas, lembre-se do velho dito popular: "segredo bem guardado é segredo de um só".


Fonte: http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/ColunistaLista.aspx
Sexta-feira, 17 setembro de 2004 - 17:00
Por Luis Rabello